Psicologia


O Objetivo da Psicologia na Cirurgia Bariátrica

Psic. Fernanda Gamal
CRP 05/41674

O objetivo da Psicologia no pré-operatório é de conscientizar o paciente e prepará-lo para as grandes mudanças que ocorrem após a Cirurgia Bariátrica. O paciente deve estar ciente que é o maior responsável pelo sucesso da operação a curto e a longo prazo. Como costumamos dizer, a Cirurgia Bariátrica é a Cirurgia do Comportamento, pois a mudança de hábitos e uma reeducação alimentar é que farão com que o objetivo de emagrecer seja realizado. Nossas entrevistas inicialmente são individuais e depois familiares, pois o paciente precisa do suporte familiar em todo esse processo.

Nos encontros, é observada a presença de algum transtorno ou comportamento que possam pôr em risco o sucesso do procedimento. O psicólogo não é um juiz nesse momento, é um profissional que prepara o paciente da melhor forma possível para que ele possa lidar com as grandes mudanças (emagrecimento) de uma forma saudável. A Psicologia tem um caráter educativo no pré-operatório.

O acompanhamento do pós-operatório tem um caráter preventivo. O paciente precisa lidar com novos sentimentos e angústias que devem ser trabalhados de uma forma saudável para que não atrapalhe o processo de emagrecimento. O papel da Psicologia é de orientar o paciente nessa nova etapa e ajudá-lo a encontrar prazer em outros aspectos sem ser na alimentação, sabendo diferenciar fome (necessidade biológica) de vontade de comer (necessidade emocional), para que suas frustrações sejam compensadas de uma forma positiva, sem precisar recorrer à comida para aliviar suas tensões.